Patagônia

0 Deal Offers

Vulcões, montanhas, lagos, geleiras, os oceanos Atlântico e Pacífico, a imensidão da estepe são os elementos que encontramos nesta enorme região da América do Sul chamada Patagônia.

O nome vem de “Patagões”, termo utilizado pelos europeus para denominar os povos originários da região. Cerca de 74% da sua área está localizada na Argentina e 26% (a porção oeste) está em solo chileno. A Cordilheira dos Andes separa a Patagônia Argentina da Patagônia Chilena.

O território inicia ao norte perto do paralelo 37 e segue ao sul até o final do nosso continente na Terra do Fogo. Dali até a Antártida são meros 1500km de um mar que é a mistura das águas dos Oceanos Atlântico e Pacífico.

A diversidade da região, os cenários, fauna, flora, gastronomia, estações do ano garantem viagens e experiências incríveis que podem ser alcançadas no conforto do seu veículo em nosso comboio ou nos transportes que disponibilizamos para cada roteiro.

Na Argentina temos várias Patagônias, pois pela sua extensão encontramos paisagens com formas muito diferentes entre si como a Patagônia Atlântica onde estão as grandes estepes que acabam no oceano e em formações como a Península Valdez que é um santuário da vida animal no Atlântico Sul. Em nosso roteiro Expedição Fim do Mundo – Ushuaia vamos percorrer toda esta região.

Ao Oeste na Cordilheira dos Andes temos todo um cenário de montanhas que a cada estação do ano se transforma em paisagens brancas com a neve do inverno, amarelas e ocres no outono, cheias de cores na primavera, verdes e ensolaradas contrastando com o azul das águas no verão.

A na medida que o continente vai se estreitando e chegando em seu final a Patagônia vai ficando mais selvagem com grandes extensões de estepe e gelo. O “campo de gelo” existente na Patagônia se estende entre os paralelos 48 e 51, com 18.000 Km2, é a terceira maior porção de água doce congelada do planeta e alimenta as diversas geleiras como o Perito Moreno, Uspallata, Viedma.

No lado chileno temos a Carretera Austral, uma das mais incríveis estradas que segue sentido norte sul, com cenários impressionantes de vulcões, lagos, rios ao longo do seu curso.  Ao Norte encontramos a região dos Lagos Andinos com seus vulcões imponentes como o Osorno, Lanin e VillaRica, ainda em atividade.

A região reúne os principais centros invernais da América do Sul e oferecem ao visitante inúmeras opções de atividades e passeios no inverno. Estação mais charmosa e branca do ano. A neve aqui é a atração e roteiros para a região nesta época são ótimos para casais, famílias com crianças e grupos de amigos. As principais cidades da região são Bariloche, San Martin de Los Andes, Villa La Angostura, na Argentina, e Pucón, Valdivia, Puerto Varas e Puerto Montt, no Chile. Confira nossos roteiros para Patagônia no inverno.

São inúmeros os parques nacionais que encontramos na Patagônia, tanto do lado argentino quanto do chileno. As possibilidades de caminhadas na região são inúmeras em cenários com lagos, vulcões, florestas e montanhas, por exemplo. São vários os parques nacionais e áreas protegidas. Para caminhadas o outono é uma estação do ano muito boa, pois a vegetação está se transformando do verde para tonalidades ocres, marrons, laranjas chegando até ao amarelo, até as árvores perderem todas suas folhas para enfrentar o inverno que chega. Nós temos um roteiro muito bacana de caminhadas no outono de 2019. Confira!

Nossas viagens para a Patagônia

Data 05/01/2019 – 31/01/2019
Ponto de Partida São Borja, Rio Grande do Sul
Data 01/05/2019 – 11/05/2019
Ponto de Partida Neuquén, Argentina
Data 04/07/2019 – 19/07/2019
Ponto de Partida São Borja, Rio Grande do Sul